PUBLICIDADE
Notícias

Janot não deve pedir afastamento de Cunha, diz jornal

A base para a denúncia é a delação feita pelo lobista Júlio Camargo a Justiça Federal. A possibilidade de afastamento foi levantada ontem

15:03 | 20/08/2015

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, não deve pedir o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Pelo menos por enquanto. De acordo com informações divulgadas pelo portal da Folha de S. Paulo. A denúncia contra Cunha - que deve ser acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesta quinta, 20 - não deve solicitar que ele deixe a linha sucessória da Presidência. Entretanto, a hipótese não é descartada para o futuro.

A base para a denúncia é a delação feita pelo lobista Júlio Camargo a Justiça Federal. O ex-presidente e senador Fernanco Collor (PTB) também deve estar entre os denunciados.

De acordo com o lobista, Cunha teria recebido propina para facilitar a assinatura de contratos de afretamento de navios sonda entre a Samsung Heavy Industries e a diretoria de Internacional da Petrobras. Pelo contrato de US$1,2 bilhão, Cunha teria embolsado mais de U$40 milhões.

Na época do contrato, o diretor internacional da Petrobras era Nestor Cerveró, que teria negociado o contrato com o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB dentro do esquema da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Ele, Cerveró e Baiano foram condenados pela 13ª Vara Federal de Curitiba, esta semana, a 12, 16 e 14 anos respectivamente. Camargo, entretanto, cumprirá a pena em regime aberto diferenciado.

 

CÂMARA

 

Na Câmara, deputados de oposição a Cunha já articulam um manifesto pedindo seu afastamento da presidência da Casa. O manifesto será assinado por parlamentares do PSOL, PT, PSB, PPS, PR e PSC. Segundo Ivan Valente (PSOL), os deputados não se identificarão no documento.

 

Redação O POVO Online
TAGS