PUBLICIDADE
Notícias

Dilma reúne conselho político para tratar de pauta da semana no Congresso

12:45 | 03/08/2015
A presidente Dilma Rousseff reúne-se na manhã desta segunda-feira, 03, com o conselho político de seu governo para tratar do fim do recesso parlamentar e a difícil pauta no Congresso, onde vários projetos que podem impactar as contas públicas devem entrar em votação esta semana.

Estão com a presidente os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Secretaria de Comunicação da Presidência, Edinho Silva; da Aviação Civil, Eliseu Padilha; das Cidades, Gilberto Kassab; da Defesa, Jaques Wagner; da Secretaria da Geral da Presidência, Miguel Rossetto; das Comunicações, Ricardo Berzoini; da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa; da Justiça, José Eduardo Cardozo; além do vice-presidente Michel Temer, o senador José Pimentel (PT-CE) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

A presidente cobrará de seus auxiliares atenção redobrada com a tramitação de matérias que tenham impacto nas contas públicas. Com o fim do recesso parlamentar, o governo prepara suas armas para tentar barrar os avanços de temas que podem aumentar os gastos públicos, como o reajuste do Ministério Público, a criação de um piso nacional para policiais e bombeiros e a mudança no índice de atualização do FGTS.

Segundo um auxiliar palaciano, a eventual aprovação dessas matérias representaria uma perda ainda maior de prestígio da presidente, que já se viu obrigada a vetar o reajuste do judiciário. Para pacificar a base aliada e evitar novas traições, o governo decidiu acelerar a liberação de emendas e a composição do segundo e terceiro escalões, que deve ser concluída em meados de agosto.

Deve entrar na conversa dos auxiliares políticos da presidente também a prisão do ex-ministro José Dirceu, decretada esta manhã em mais uma fase da operação Lava Jato.

TAGS