PUBLICIDADE
Notícias

Dilma recebe no Planalto lista tríplice de candidatos à PGR

13:20 | 06/08/2015
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho, está reunido nesta quinta-feira, 6, com a presidente Dilma Rousseff para entregar a lista tríplice formada na quarta-feira, 5, pela categoria com os candidatos ao cargo de procurador-geral da República.

O atual chefe do Ministério Público, Rodrigo Janot, foi o candidato que recebeu mais votos (799), liderando a lista composta por outros dois candidatos. Tradicionalmente, o PT costuma indicar o candidato mais votado para o cargo de procurador-geral e, portanto, Janot deve ser o escolhido.

Robalinho veio entregar a lista, formada ontem por votação dos procuradores da República, e defender que a presidente respeite o nome referendado pela categoria. Levantou preocupação da ANPR a existência de um "Plano B" por parte do governo - como publicou o jornal "O Estado de S. Pualo" -, de que a presidente possa indicar um nome fora da lista caso Janot seja rejeitado pelo Senado Federal.

O mandato de Janot se encerra em 17 de setembro e, para permanecer no cargo por mais dois anos, ele precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e por votação do plenário da Casa depois da indicação do Executivo. O comando das investigações de políticos na Operação Lava Jato pode ameaçar a aprovação de Janot pelo Senado, onde 13 parlamentares são alvos das investigações.

A presidente deve aguardar a oferta de denúncias de políticos ao Supremo Tribunal Federal (STF) por Janot antes de indicá-lo ao cargo. A expectativa é de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) sejam denunciados. O pedido para que alguns políticos se tornem réus por suposta participação nos desvios cometidos na Petrobras deve acontecer nas próximas semanas.

TAGS