PUBLICIDADE
Notícias

Dilma: para ter respeito internacional, Brasil deve aceitar resultado das urnas

Segundo a presidente, a democracia brasileira está se consolidando e tem como desafio resolver o histórico problema da desigualdade social

15:10 | 12/08/2015
NULL
NULL
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, 12, que o respeito internacional pelo Brasil passa pela demonstração de que, internamente, há respeito à decisão das urnas. Segundo ela, a democracia brasileira está se consolidando e tem como desafio resolver o histórico problema da desigualdade social.

“O Estado nacional brasileiro só é respeitado no mundo na medida em que, em nosso território, se exerce e se respeita plenamente a soberania popular. Essa soberania significa submissão à vontade geral expressa nas urnas”, disse a presidenta, ao participar, no Palácio do Itamaraty, de uma solenidade de formatura de diplomatas.

Dirigindo-se aos formandos, Dilma pediu que cuidem para que fatores internacionais não criem constrangimentos ao livre exercício da soberania tanto popular quanto nacional e, ao mesmo tempo, atuem de forma a respeitar a diversidade que o mundo apresenta.
[SAIBAMAIS 4]
“Vivemos, nos últimos anos, uma fascinante experiência de construção da democracia em nosso país. Experiência fascinante, porque é complexa, bastante complexa, mas ainda inconclusa”, disse a presidente. “A democracia [deve ser exercitada] para resolver um problema que historicamente marca nosso país: a desigualdade social”, afirmou Dilma.

A presidente disse que a crise financeira internacional tem causado problemas para todos os países e, em particular, aos em desenvolvimento, mas ressaltou que medidas adotadas pelo governo amenizaram seus efeitos no País e que “o reequilíbrio [econômico] deve restaurar em breve as bases de novo ciclo de crescimento e nossa inserção no mundo”.
Agência Brasil
TAGS