PUBLICIDADE
Notícias

CPI do Bndes é instalada com presidente do PMDB e relator do PR

Apesar de ter demonstrado interesse pela relatoria da CPI, o PT ficou apenas com a 2ª vice-presidência do grupo

13:58 | 06/08/2015

Os deputados Marcos Rotta (PMDB-AM) e José Rocha (PR-BA) foram eleitos, respectivamente, presidente e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  que investigará o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). A CPI vai investigar empréstimos feitos a empreiteiras pelo banco entre 2003 e 2014.

Rotta defendeu que os trabalhos da CPI, criada nesta quinta-feira, 6, sejam conduzidos de forma imparcial e focada, com o objetivo de esclarecer a situação do BNDES e de prestar contas à sociedade. “Temos um foco, um fato determinado e um objetivo: investigar possíveis desmandos ocorridos na gestão do BNDES. Acho que se a Casa aprovou [a criação da CPI] é porque viu indícios suficientes [para instalá-la]”, disse ele momentos após ser eleito presidente da comissão. “Esta não será uma CPI de oposição nem de situação”, acrescentou.

Segundo o relator, um dos primeiros requerimentos a serem apresentados será para oitiva do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. “Como presidente do banco, ele é a pessoa mais indicada para iniciar a CPI. Portanto vou fazer um requerimento para que ele participe já da primeira reunião de oitivas da CPI, para fazer esclarecimentos em relação ao programa, aos investimentos e aos empréstimos feitos pelo banco”, disse o relator.

Investigação

Ele destacou a independência da comissão na condução das investigações. “A comissão tem uma responsabilidade muito grande por suas investigações envolverem o maior banco de fomento do mundo. Temos de ter responsabilidade com o país. Não permitirei que o uso político venha a fazer parte do nosso trabalhos”, disse ele. “Se alguém tiver de pagar por erros cometidos, pagará”, acrescentou.

Além de investigar R$ 2,4 bilhões emprestados pelo banco a empreiteiras citadas na Lavajato, a CPI quer informações sobre empréstimos classificados como secretos, concedidos a países como Angola e Cuba. A primeira reunião está prevista para o próximo dia 11. Também foram eleitos hoje o 1º vice-presidente, Miguel Haddad (PSDB-SP); o 2° vice presidente, deputado Carlos Zaratinni (PT-SP); e o 3° vice-presiente, Marcelo Squassoni (PRB-SP).

Agência Brasil
TAGS