PUBLICIDADE
Notícias

Confira dez declarações polêmicas de Jair Bolsonaro

Deputado se envolveu em uma série de confusões com colegas, membros do Governo e entidades representantes de negros e homossexuais. Ele participará de atos contra Dilma, em Fortaleza

09:38 | 14/08/2015
NULL
NULL
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) tem 24 anos de experiência na Câmara, mas ficou conhecido no Brasil inteiro por suas declarações polêmicas, confusões com colegas, membros do Governo e entidades representantes de negros e homossexuais. Em setembro de 2013, ele supostamente deu um soco na barriga de um senador.

Ao mesmo tempo que cultiva inimigos, ele conquista fãs em todo o Brasil, inclusive em Fortaleza, onde foi ovacionado no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Leia algumas de suas frases mais polêmicas:

1. ''Eu defendo a tortura. Um traficante que age nas ruas contra nossos filhos tem que ser colocado no pau-de-arara imediatamente. Não tem direitos humanos nesse caso. É pau-de-arara, porrada. Para sequestrador, a mesma coisa. O cara tem que ser arrebentado para abrir o bico'' - em 2000, quando defendeu a tortura e o pau-de-arara da época da Ditadura Militar.

2. "Você me chamou de estuprador, você me chamou de estuprador! Vagabunda! Vai dizer que você é uma coitada agora? Chora agora. Eu não tenho medo de perder meu mandato por quebra de decoro" - em 2008, sobre discussão com a hoje ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT-RS).

3. "Essa é uma farsa, uma mentira. É um projeto que caminha apenas para apurar o justiçamento no Araguaia, roubos, sequestros, execuções e justiçamentos. Isso é uma mentira" - em 2011, sobre a criação da Comissão da Verdade.

4. "O kit gay não foi sepultado ainda. Dilma Rousseff, pare de mentir. Se gosta de homossexual, assume. Se o teu negócio é amor com homossexual, assuma. Mas não deixe que essa covardia entre nas escolas de primeiro grau" - em 2011, sobre plano do MEC de incluir o combate à homofobia nos currículos escolares.

5. ''Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco porque meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente promíscuo como lamentavelmente é o teu'' - em 2011, respondendo a cantora Preta Gil (ela perguntou como ele reagiria se seu filho namorasse uma negra). Após o programa, ele defendeu não ter entendido a pergunta e disse ter pensado que se referia a gays e não a negros. O STF arquivou o inquérito.

6. ''Seria incapaz de amar um filho homossexual. Não vou dar uma de hipócrita aqui: prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo. Se um casal homossexual vier morar do meu lado, isso vai desvalorizar a minha casa! Se eles andarem de mão dada e derem beijinho, desvaloriza'' - em 2011, quando deu entrevista à Playboy.

7. ''Não posso ter medo dos senhores, até porque a maioria aqui são heterossexuais preocupados com a família. Se fosse LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), eu seria condenado Não vou me calar com essa representação sem vergonha, com esse lixo. Sou parlamentar com P maiúsculo, não com H minúsculo de homossexual'' - em 2011, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

8. "O PSol é um partido de pirocas e de veados. Eu estou me lixando para a senadora. Eu vou responder à senadora [Marinor Brito] num papel higiênico. A imagem está lá, ela me deu uma porrada, me xingou de homofóbico, de corrupto e de assassino, daí eu estou errado, feri a feminilidade dela? As mulheres do Brasil que me desculpem, mas não são iguais a ela não" - em 2011, após o PSol pedir investigação contra ele.

9. ''Essa mulher (Eleonora) representa a sua mãe, Dilma Rousseff, a minha não. E nem as mulheres brasileiras'' - em 2013, sobre nomeação de Eleonora Meniucci para o cargo da Secretaria de Políticas para as mulheres.

10. "O senador Randolfe me chamou de vagabundo e só ficou no empurra-empurra. Talvez tenha dado um empurrão nele, mas não foi nada premeditado" - em 2013, acusado de dar um soco em Randolfe durante o visita ao Doi-Codi.

Redação O POVO Online
TAGS