PUBLICIDADE
Notícias

Começa depoimento de Milton Pascowitch à CPI da Petrobras

13:15 | 06/08/2015
A CPI da Petrobras deu início nesta quinta, 6, ao depoimento do delator do esquema de corrupção na estatal Milton Pascowitch. Mesmo sem acesso ao conteúdo oficial da delação premiada do lobista, os deputados esperam que ele esclareça as doações ao PT e o envolvimento do ex-ministro José Dirceu no esquema.

Pascowitch disse à Justiça que fez pagamentos de R$ 10 milhões, em espécie, na sede do PT em São Paulo. Segundo ele, o valor saiu de um total de R$ 14 milhões em propinas de contrato de obras de cascos replicantes (que têm produções idênticas) na Petrobras.

Por conta do depoimento de Pascowitch, o juiz Sérgio Moro decretou a prisão de Dirceu nesta semana. O lobista contou que parte da propina vinda de contratos sob responsabilidade da diretoria de Serviços da Petrobras bancou as reformas da casa do petista, em Vinhedo (SP), e de um apartamento do irmão, Luiz Eduardo, na capital paulista, além da compra de um imóvel para a filha e despesas de aluguel de um jatinho.

Pascowitch é acusado de ter operado propina, em nome da Engevix, na diretoria de Serviços, considerado braço petista no esquema. O lobista teve a prisão preventiva transformada em domiciliar após firmar acordo de colaboração com a Justiça. Sua delação serviu de base para a 17ª etapa da Operação Lava Jato.

TAGS