PUBLICIDADE
Notícias

Líder do governo rebate denúncia contra Lula: "conversa para boi dormir"

Segundo José Guimarães, o presidente "naturalmente" defende empresas nacionais, mas ação de suposto tráfico de influência é "inadequada e descabida"

11:10 | 20/07/2015
NULL
NULL

Líder do governo na Câmara Federal, o deputado José Guimarães classificou como “conversa para boi dormir” denúncia de que o ex-presidente Lula (PT) teria atuado a favor da empreiteira Odebrecht no exterior. Segundo Guimarães, ação do Ministério Público Federal (MPF) que apura suposto tráfico de influência pelo ex-presidente é “inadequada, descabida”.

“Lula é um articulador que projetou o Brasil e, naturalmente, defende as empresas nacionais. Quem não defende? As mesmas empresas que têm relação com o Lula tiveram relação com o Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Tem que ter compromisso com a estabilidade”, disse, em entrevista ao Blog do Eliomar.

Confira entrevista de José Guimarães ao Blog do Eliomar:

[VIDEO1] 

[SAIBAMAIS 1]Neste domingo, reportagem do jornal O Globo afirmou que o Lula teria atuado em favor da construtora Odebrecht junto ao primeiro-ministro de Portugal Pedro Passos Coelho, para que o governo português desse atenção a interesses da empreiteira no país. A relação teria sido provada através de telegramas diplomáticos enviados pelo embaixador brasileiro em Lisboa.

Telegramas

Na mensagem, Vilalva destaca entrevista do ex-presidente Lula para rede de televisão portuguesa RTB, ocorrida abril de 2014, na qual o petista aborda desde os 40 anos da Revolução dos Cravos e defende maior participação de empresas brasileiras nas privatizações conduzidas em Portugal, mas sem fazer referência a nenhuma empresa específica.

O documento, no entanto, indica que Lula tratou de interesses da construtora em conversa, que teria ocorrido de forma reservada, com o primeiro-ministro europeu. O mesmo teria ocorrido em países africanos.

“Não tem cidadão nesse Brasil que patrocine mais a integração africana no Brasil que o presidente Lula. O que tentam é negar esse legado”, afirma Guimarães. (com informações do Blog do Eliomar)

Redação O POVO Online
TAGS