PUBLICIDADE
Notícias

CPI do Carf convocará investigados por desvios de R$ 6 bilhões

As empresas teriam feito parte do esquema de suborno a integrantes do Carf. Os senadores solicitaram o compartilhamento de todos os documentos relacionados à Operação Zelotes

16:25 | 14/07/2015
A CPI do Carf convocou, nesta terça, 14, os presidentes do HSBC no Brasil, da Boston Negócios, da Indústria Irmãos Júlio, da Mundial S.A. e do Grupo Penha. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, as empresas, além de outras credoras da União em processos conduzidos na Receita, teriam feito parte do esquema de suborno a integrantes do Carf, que manipularam processos com o objetivo de reduzir multas. Os requerimentos foram feitos pelo cearenses José Pimentel (PT).

Serão convocados ainda servidores investigados pelo suposto envolvimento no esquema que desviou cerca de R$ 6 bilhões por meio da manipulação de processos no Carf, órgão auxiliar ao Ministério da Fazenda. Os senadores solicitaram ainda à Justiça o compartilhamento de todos os documentos em posse da Polícia Federal relacionados à Operação Zelotes.

"No caso do HSBC por exemplo, a Polícia Federal identificou depósitos do banco para a SGR Consultoria Empresarial, que é uma das investigadas por intermediar o pagamento de propina a conselheiros do Carf", citou Pimentel. Também a pedido do senador, foram convocados Jeferson Salazar, ex-auditor fiscal da Receita Federal; Antonio Lisboa e Valmar Fonseca, conselheiros titulares do Carf.

Por requerimento do presidente da CPI, Ataídes Oliveira (PSDB), foram convocadas outras 12 pessoas, entre elas Cristina Mautoni, Flávio Rogério da Silva, Hugo Borges e Maurício Taveira. Cristina Mautoni é sócia da empresa Marcondes & Mautoni Empreendimentos, investigada por suposto envolvimento na manipulação do julgamento da Mitsubishi no Carf. Taveira, representante do Fisco, é suspeito de ter sido cooptado neste caso. Já Rogério da Silva e Borges seriam ligados a José Ricardo Silva, ex-conselheiro do órgão e alvo das investigações.

Agência Senado
TAGS