PUBLICIDADE
Notícias

Após rejeição de Guilherme Patriota, Senado aprova novo nome para OEA

20:00 | 15/07/2015
Menos de dois meses após o plenário do Senado rejeitar a indicação do diplomata Guilherme Patriota para o cargo de representante do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), a Casa aprovou o nome do embaixador José Luiz Machado e Costa para o posto. Em votação secreta, ele recebeu 54 votos favoráveis e cinco contrários.

No dia 19 de maio, os senadores haviam recusado a indicação de Guilherme Patriota, irmão do ex-chanceler Antonio Patriota, para o posto na OEA. Na época, a recusa do nome foi visto como um recado para o Palácio do Planalto, pois ocorreu no mesmo dia da aprovação de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), era contra a indicação de Fachin.

Antes da votação, o senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro vice-presidente da Casa, disse que a indicação de José Luiz Machado e Costa era uma das mais importantes a ser apreciada, uma vez que faz mais de três anos que o Brasil está sem representante na OEA.

"É muito importante que se possa ter a representação brasileira colocada na OEA e não tenho dúvidas que o embaixador vai representar bem o Brasil", destacou.

TAGS