PUBLICIDADE
Notícias

Após crise na relação, Dilma posta foto abraçada com Lula no Dia do Amigo

08:55 | 21/07/2015
Após receber críticas públicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff publicou na segunda-feira, 20, em sua página no Facebook uma fotografia com Lula por causa do Dia do Amigo.

Na imagem, ela aparece abraçada ao padrinho político. A legenda traz um pequeno coração, símbolo usado nas redes sociais como demonstração de carinho. "No #DiadoAmigo a homenagem é ao querido companheiro Lula", dizia o texto que acompanhava a foto. Pouco tempo depois, Lula compartilhou a mesma imagem em seu perfil na rede social.

"À companheira, e antes de tudo amiga Dilma Rousseff, um forte abraço neste #DiadoAmigo. O Brasil e os brasileiros têm certeza de sua dedicação por este país!", afirmava a legenda.

Nos últimos meses, o ex-presidente vinha fazendo reiteradas críticas a Dilma, especialmente por causa das medidas do ajuste fiscal patrocinadas pelo governo. Num dos momentos mais duros, o petista disse a um grupo de religiosos que Dilma e ele estavam "no volume morto" e que o PT estava abaixo desse nível.

Presidente do PT, Rui Falcão também mandou o seu "abraço" para Dilma pelo Twitter.

Cunha

Durante todo a segunda-feira, circulou pelas redes sociais uma foto da presidente ao lado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com a frase "Feliz Dia do Amigo". Na sexta-feira, Cunha anunciou seu rompimento com o governo e informou que vai fazer oposição a Dilma, após a revelação de que ele teria cobrado propina de US$ 5 milhões de um dos delatores da Operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobrás.

Defesa

Dilma aproveitou a reunião de ontem da coordenação política de governo para defender Lula. O ex-presidente é investigado pela Procuradoria da República no Distrito Federal, que apura se ele praticou tráfico de influência em favor da Odebrecht. "Isso é um absurdo. Não tem a menor procedência", disse Dilma, conforme relatos de dois participantes da reunião de ontem.

"Se fosse assim, Barack Obama, Angela Merkel e o rei Juan Carlos, que defendem os interesses dos empresários dos seus países, também seriam processados."

A suspeita é de que Lula tenha obtido vantagens econômicas da Odebrecht, ajudando a empreiteira a conseguir obras financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em países da África e da América Latina. Ele nega.

A defesa de Lula marca um gesto de reaproximação de Dilma, que viu sua relação pessoal com o padrinho político estremecer em meio aos desdobramentos da Lava Jato, da deterioração dos indicadores econômicos e da quebra abrupta de sua popularidade.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS