PUBLICIDADE
Notícias

Renan diz que projeto sobre pré-sal deve ser votado no início de julho

21:30 | 16/06/2015
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira, 17, que o projeto que altera o modelo de exploração de partilha do pré-sal deverá ser votado no mérito no início de julho. "Os nossos trabalhos vão até o dia 17 (de julho, quando o Congresso entra em recesso parlamentar), nós pretendemos na primeira semana de julho votar essa matéria e definitivamente deliberar sobre ela", disse.

Pouco antes, após intenso debate em plenário e até com um episódio de confronto entre manifestantes e policiais legislativos, o Senado decidiu acelerar a tramitação do projeto. A Casa vai discutir e votar diretamente em plenário uma proposta do senador tucano José Serra (PSDB-SP) que exclui, por exemplo, a obrigatoriedade de participação mínima de 30% da Petrobras na exploração e produção de cada área licitada.

A decisão decorre de mais lance das dobradinhas feitas entre o senador tucano e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Com o movimento, o projeto não terá de passar por três comissões temáticas. Os senadores também decidiram que, antes de apreciar o mérito da matéria, a Casa realizará uma sessão de debate em plenário com dirigentes do setor no dia 23 ou no dia 30 para discutir o tema.

TAGS