PUBLICIDADE
Notícias

Para Aécio, Lula tem de assumir responsabilidade pela crise atual

20:30 | 22/06/2015
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta segunda-feira, 22, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é tão responsável pela atual crise econômica quanto a presidente Dilma Rousseff.

"Acho que o presidente Lula, mais do que ataques à atual presidente, sua criatura, tem de reassumir sua parcela de responsabilidade pelo que vem acontecendo no Brasil", disse.

Para Aécio, o País passa por um "um momento extremamente grave" com a alta da inflação, a volta do desemprego e o baixo crescimento. Mas, segundo o tucano, essa "obra" não seria uma "autoria" apenas de Dilma. "Não há como descolar uma coisa da outra: o governo é o PT, o governo é Dilma, o governo é Lula. Foi assim nos momentos positivos e será assim nesse momento de grandes dificuldades", disse.

Nesta segunda-feira, Lula disse que o PT havia perdido a utopia e que os integrantes do partido só pensavam em cargos. Na semana passada, durante uma reunião a portas fechadas, o ex-presidente criticou o ajuste fiscal promovido por Dilma e admitiu que ele e a sua sucessora estavam "no volume morto" e o PT estaria abaixo disso.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana, 65% dos brasileiros rejeitam o governo Dilma. O índice é comparável somente ao obtido por Fernando Collor dias antes de ser alvo de impeachment, em setembro de 1992, quando registrou 68%. O levantamento também mostrou que Aécio estaria dez pontos porcentuais na frente de Lula em uma eventual disputa à Presidência.

Questionado sobre esse resultado, o tucano afirmou que a disputa de 2018 "não é agenda do momento", mas que via o índice como um "reconhecimento" do seu trabalho. Aécio afirmou ainda que não tem a intenção de "antecipar" o debate eleitoral e disse que, a despeito das notícias de disputa interna, o PSDB vai estar unido na hora de definir o nome que vai representar o partido nas próximas eleições presidenciais.

TAGS