PUBLICIDADE
Notícias

Júlio Delgado nega recebimento de propina ou caixa 2 de dono da UTC

20:35 | 26/06/2015
O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) disse ser "mentira pura" qualquer declaração de que ele possa ter recebido em seu nome ou em nome do partido qualquer tipo de propina ou caixa 2. "Nunca peguei dinheiro de caixa 2, a doação da UTC que entrou no caixa do partido foi toda por vias oficiais", disse Delgado.

Delgado admite que o partido no Estado recebeu doações da empreiteira UTC. Ele alega que, enquanto presidente estadual do PSB (cargo que ele deixou neste mês), participou de uma reunião com executivos da empreiteira, entre eles o presidente Ricardo Pessoa, no início do ano passado. "Quem solicitou o dinheiro fui eu, mas foi tudo declarado e está na prestação de contas."

Segundo o deputado, o PSB mineiro recebeu R$ 100 mil reais da UTC por vias legais e desse valor nada foi direcionado à sua campanha para a Câmara. Delgado relata que o dinheiro foi distribuído para candidatos do partido em Minas.

Em delação premiada a investigadores da operação Lava Jato, Pessoa teria entregado uma planilha à Procuradoria-Geral da República (PGR) com repasses de propina e caixa 2 que a UTC teria feito a campanhas e a políticos. Segundo a revista Veja, Júlio Delgado seria citado no documento como destinatário de R$ 150 mil.

Delgado disse estar "muito tranquilo" em relação a ter condições de provar sua inocência. "É engraçado porque fui justamente um dos deputados que chamou o Ricardo (Pessoa) para depor (na CPI da Petrobras). Eu justamente ia perguntar se as doações da empreiteira eram de recursos oriundos de propina", afirmou. "Se tiver algo de que o dinheiro da UTC é oriundo de propina, inclusive, serei o primeiro a me dar como suspeito e a sair da CPI", reforçou.

TAGS