PUBLICIDADE
Notícias

Guimarães confirma aeroporto de Fortaleza no pacote de concessões

Com as concessões, Fortaleza se fortalece na disputa pelo hub da Tam. Em Nova York, prefeito defendeu a importância da concessão

14:19 | 08/06/2015
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), confirmou nesta segunda, 8, após reunião da coordenação política do Planalto com a presidente Dilma Rousseff (PT), que o Aeroporto Internacional Pinto Martins estará dentro do pacote de concessões e investimentos em logísticas que será apresentado na terça, 9. De acordo com o petista, esta "talvez seja a maior iniciativa deste ano do nosso governo".

[SAIBAMAIS 3]A concessão do Pinto Martins era apontada por muitos, como o próprio Guimarães, com peça fundamental na disputa que Fortaleza trava com Natal e Recife pelo novo hub da TAM. O governador, Camilo Santana (PT), travava pessoalmente uma batalha pelo hub, tendo conversado por telefone com a presidente da empresa, Cláudia Sender. A concessão é uma vitória para um governo que, nos últimos 30 dias, viu o Ministério da Saúde resistir em reconhecer a dívida que teria com o Estado e o principal adversário político, o senador Eunício Oliveira (PMDB), conseguir emplacar seus prediletos para a presidência do BNB, Marcos Holanda, e para o posto de desembargador do TRF da 5ª Região, Cid Marconi - e levar o crédito por isso. A expectativa é que Camilo esteja presente na solenidade de lançamento do programa de investimentos e concessões.

ECONOMIA


Os defensores da concessão e do hub afirmam que ele pode ser um ponto de inflexão para a economia de Fortaleza. Em Nova York, O prefeito, Roberto Cláudio (Pros), chega a compará-lo com obras como a siderúrgica e a refinaria da Petrobrás, que acabou não se concretizando. "Esse novo hub, caso seja sediado em Fortaleza, certamente irá escrever uma nova história na economia da cidade", declara. Segundo o chefe do Executivo municipal, "nós não podemos perder essa briga".
[VIDEO1]
Tudo indica que não perdemos. De acordo com a coluna Painel, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 28 de maio, a empresa já se decidiu por Fortaleza. Com isso, o número de pousos e decolagens no Pinto Martins deve subir de 20% a 25%. A expectativa é de que isso leve a um ciclo virtuoso, com atração de empresas de armazenagem de cargas e manutenção de aeronaves, ampliação da rede de táxi e serviços de alimentação, entre outros. De acordo com cálculos da TAM, devem ser criados dez mil novos empregos diretos e indiretos.

Redação O POVO Online, com informações do repórter Arlen Medina
TAGS