PUBLICIDADE
Notícias

Falcão: vitoriosa do congresso não foi Dilma, mas a militância do PT

15:40 | 13/06/2015
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse, em coletiva de imprensa após o encerramento do congresso da legenda, que a maior vitoriosa do encontro foi a militância petista e não a presidente Dilma Rousseff, como perguntaram os jornalistas. "A presidenta não estava sendo julgada nesse encontro", disse Falcão. "Aliás, ela disse claramente de que lado ela está no seu discurso, ela é do PT", completou ao destacar a participação de Dilma na abertura do congresso petista, na quinta-feira.

Falcão elogiou o evento, dizendo que houve polarização dos debates, como já é tradição no PT. "Houve muita torcida, muitas discussões polarizadas e, ao final, a grande unidade que faz inveja a outros partidos, mas saímos com mais disposição para continuar mudando o Brasil e o PT", resumiu.

O dirigente refutou que o partido tenha feito um encontro esvaziado ou com poucas decisões de importância para o futuro da legenda. E negou ainda que a resolução aprovada no congresso seja branda em críticas ao governo Dilma e ao ajuste fiscal coordenado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Para Falcão, conseguiu-se chegar a um texto construtivo e que não seja maniqueísta. "Houve críticas sim à política econômica, embora não dessa forma de 'fora Levy', personificando críticas no ministro ou na presidência da República", argumentou. Ele citou a pauta de crítica ao patamar de juros altos na economia e a sugestão de política cambial que estimule exportações como exemplos das críticas construtivas que partiram do PT no encontro.

O presidente do PT disse na coletiva que o partido não enfrenta a "maior crise de sua história", como diz a imprensa. Mas afirmou, ao ressaltar a importância do congresso no encerramento para os delegados e militantes, que "o PT não será mais o mesmo e vai ter que mudar".

Apesar da fala de Falcão, a presença de Dilma no encontro somada à articulação coordenada pelo ex-presidente Lula nas últimas semanas abafou o tom de críticas que circulavam na base partidária contra a política econômica. Mesmo as faixas de Fora Levy praticamente sumiram, houve uma no fundo do salão na abertura do encontro. No texto final, houve tentativas de incluir críticas mais diretas ao "neoliberalismo recessivo" promovido pelo governo, mas elas não prosperaram e ficaram atenuadas.

Vaccari

No encerramento do 5º congresso do partido, Falcão disse aos delegados e militantes petistas que o ex-tesoureiro João Vaccari, preso em meio às investigações da Lava Jato, "nunca se apropriou de um centavo". Na coletiva de imprensa, o dirigente reforçou a defesa. "O Vaccari não é culpado, está sendo preso injustamente. Há uma tentativa de criminalizar o PT através da prisão dele", afirmou.

"Ele cumpriu rigorosamente o que existia no País e existe até hoje, que é coletar recursos para o partido através de doações eleitorais", completou, afirmando ainda que houve uma "manipulação terrível" nas evidências que levaram à prisão do ex-tesoureiro.

TAGS