PUBLICIDADE
Notícias

Em meio a pedido de CPI, visita de secretário de Saúde na AL é adiada

A vinda do secretário já havia sido cobrada por opositores na Comissão de Saúde da Casa. O presidente da Casa, no entanto, se antecipou e convidou o gestor

10:43 | 16/06/2015

Marcada para esta quarta-feira, 17, visita do ex-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e atual secretário interino de Saúde, Henrique Javi, foi adiada para a próxima terça-feira, 23. O adiamento foi informado na manhã desta terça, e ocorre devido a compromisso do secretário com o ministro da Saúde, Artur Chioro, em Brasília.

A vinda do secretário havia sido, nas últimas semanas, objeto de polêmica na Comissão de Saúde da Assembleia. Em meio a questionamentos sobre contratos do ISGH com o governo para a gestão de hospitais do Estado, deputados da oposição cobraram convite oficial da Casa a Javi.

[SAIBAMAIS3]Para evitar que opositores conduzissem o processo, o próprio presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros), se antecipou e convidou o secretário para visitar a Casa. Assim, a base aliada leva a discussão para o plenário, onde terá espaço para convocar defensores do governo e unificar discurso. A estratégia segue o que foi praticado na gestão Cid Gomes (Pros).

Oposição

Presidente da comissão de Saúde, Carlomano Marques (PMDB) tem afirmado que irá questionar Javi sobre contratos com o ISGH. Conforme O POVO denunciou em 31 de março, o instituto mantém contratos em R$ 458 milhões com o Estado em meio a diversos questionamentos. Entre eles, a ligação de membros do alto escalão da Saúde com o ISGH.

Nas últimas semanas, o deputado Heitor Férrer (PDT) tem buscado assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. Até agora, o deputado já conseguiu nove das 12 assinaturas necessárias.

Redação O POVO Online
TAGS