PUBLICIDADE
Notícias

Casa da Mulher significa proteção contra violência, afirma Dilma

17:10 | 02/06/2015
A presidente da República, Dilma Rousseff, disse nesta terça-feira, 2, que a Casa da Mulher Brasileira marca o princípio de uma reforma do Estado no Brasil. "É possível encontrar na Casa da Mulher a força do Estado e da sociedade brasileira pra reprimir violência contra mulher", afirmou durante inauguração da segunda unidade do programa, em Brasília.

A Casa da Mulher Brasileira reúne no mesmo espaço as principais formas de atendimento integral a vítimas de violência, como delegacias especializadas, defensorias e promotoria, facilitando o acesso a serviços públicos. "A Casa da Mulher significa proteção contra violência, abrigo contra opressão e apoio para recomeçar a vida. É uma iniciativa pioneira. Garantimos num único lugar acesso a todos os serviços", ressaltou a presidente.

A presidente reafirmou o compromisso de seu governo no combate à violência contra as mulheres. "Meu governo abre de forma efetiva, forte, contra a violência que atinge as brasileiras. As mulheres vítimas de violência no DF e em qualquer lugar deste imenso Brasil têm meu apoio, o apoio do meu governo no combate à violência", concluiu Dilma.

Atraso

Em 2013, a presidente lançou o programa "Mulher: Viver sem Violência". Na ocasião, Dilma prometeu entregar 26 unidades da Casa da Mulher Brasileira, até o fim do seu primeiro mandato. A primeira delas foi inaugurada em fevereiro deste ano e a segunda, apenas hoje.

Durante a solenidade, a ministra-chefe da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci mudou o prazo para as obras. "Até 2018 serão 27 casas das Mulheres Brasileiras, uma casa em todas as capitais, é a continuidade de uma política pública que não ficou no papel", afirmou.

A Casa da Mulher Brasileira em Brasília estava com a entrega prevista para o dia 30 de outubro do ano passado, mas, no mês da entrega, o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, visitou o canteiro de obras do local. Na ocasião, a Secretaria de Política para as Mulheres admitiu que a casa seria entregue em dezembro de 2014. Nenhum dos dois prazos foi cumprido.

"A Casa da Mulher Brasileira não é somente uma obra física, trata-se de espaço público que integra serviços para oferecer atendimento humanizado a mulheres no momento em que elas estão mais vulneráveis", disse a ministra Eleonora Menicucci, durante a inauguração.

Menicucci também afirmou que esta é a principal ação do governo federal no enfrentamento da violência contra as mulheres. Segundo ela, a Casa da Mulher Brasileira implementa medidas integradas, universalizando o acesso e acabando assim com a Via Crucis das mulheres em busca dos serviços.

Até o final do ano, o governo pretende entregar as casas de Fortaleza, São Luis do Maranhão, e Salvador.

TAGS