PUBLICIDADE
Notícias

Votação de parecer da reforma política fica para segunda-feira

12:00 | 19/05/2015
Diante da terceira versão de relatório da Reforma Política, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados deixou para a próxima segunda-feira, 25, a votação do parecer de Marcelo Castro (PMDB-PI). O texto aprovado sairá diretamente para o plenário, onde será votado no dia seguinte, 26.

Castro revelou que teve uma reunião nesta manhã com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), e com o presidente da Comissão, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o substitutivo.

Ontem, Cunha criticou o texto de Castro e disse preferir que a comissão deixe a votação para o plenário, onde geralmente consegue impor sua vontade. Contrário a vários pontos do relatório, o presidente da Casa disse faltar "perspicácia e inteligência política" a Castro e pode retirar dele a função de relator do texto no plenário. Castro reagiu afirmando que o presidente deveria ter escolhido um relator "mais submisso". "Eu aguentei pancada por umas 20 horas", desabafou Castro nesta manhã.

Em nome do PT, o deputado Carlos Zarattini (SP) criticou o PMDB por mobilizar uma reforma que privilegia o distritão - sistema onde os mais votados nos Estados são eleitos - o que, em sua opinião, impede a renovação política. O petista também atacou a manutenção no texto do financiamento privado de campanha e disse que a doação empresarial é "a porta de entrada da corrupção no sistema político". "Não concordamos que se mantenha o financiamento privado das campanhas", destacou.

TAGS