PUBLICIDADE
Notícias

Senadora defende alternativa ao fator previdenciário

"O fator previdenciário que era algo que nem se trabalhava é agora um componente novo no debate e acaba chegando como um dos assuntos mais importantes", disse Vanessa Grazziotin (PCdoB)

12:25 | 20/05/2015
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) acredita que o fim do fator previdenciário será aprovado também no Senado Federal, da mesma forma que foi na Câmara dos Deputados. Ela participa de café da manhã com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para discutir o pacto federativo e as medidas de ajuste fiscal que estão em andamento no Congresso Nacional. Segundo ela, existem assuntos já “extratificados” , mas outros são necessários um debate maior.

“Por exemplo, o fator previdenciário que era algo que nem se trabalhava é agora um componente novo no debate e acaba chegando como um dos assuntos mais importantes. Então, o que a gente precisa fazer? O clima hoje no Senado é manter a votação da Câmara mesmo porque nós aprovamos projetos anteriores nesse sentido do senador Paulo Paim (PT), derrubando o fator”, disse.

Para ela, o necessário é discutir alternativas já que trata-se de uma disputa cujo o “vencedor é conhecido”. A senadora disse que a expectativa é que o Senado aprove, a presidenta Dilma vete e o Congresso “possivelmente” derrube o veto.

“A gente precisa ajudar o governo e também os trabalhadores a encontrar uma fórmula ideal com o fim do fator previdenciário”. O fator foi criado pelo governo Fernando Henrique e tem que acabar disse a senadora.

Vanessa Grazziotin disse que não tem certeza se o prejuízo para os cofres da União são os apresentados pelo governo, de R$ 40 bilhões em dez anos. Para ela, é preciso ver os cálculos porque o impacto pode não ser tão forte como a equipe econômica tem argumentado.

Pela emenda aprovada, fica valendo a chamada regra do 85/95. Ela estabelece que o trabalhador receberá seus proventos integrais quando, no cálculo da aposentadoria, a soma da idade com o tempo de contribuição for 85 para mulher, 95 para homem, 80 para professora e 90 para professor.

Aprovado em 1999, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o fator previdenciário visa a postergar as aposentadorias pela Previdência. Pela regra do fator, o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é 35 anos para homens e 30 para mulheres, o valor do benefício é reduzido para quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso dos homens, ou 60 anos, de mulheres.

Agência Brasil
TAGS