PUBLICIDADE
Notícias

Prefeito diz que não faltam macas no IJF e anuncia mudanças no atendimento

O chefe do Executivo disse ter sido "desumano" o atendimento a paciente no chão dos corredores do hospital

12:01 | 12/05/2015
NULL
NULL

Atualizada às 13 horas

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), após reunião no Instituto José Frota (IJF), na manhã desta terça-feira, 12, disse que não faltam macas para atendimento no hospital e que a Prefeitura adotará novas medidas de triagem na recepção de pacientes. Na edição de hoje, O POVO mostra socorro feito no chão dos corredores do hospital.

O chefe do Executivo confirmou que a motivação para a visita surpresa ao IJF foi a repercussão na imprensa do atendimento feito no chão do hospital. Ele afirmou, no entanto, que casos como esse são isolados. Mesmo assim, o fato de envolver um único paciente não torna a situação menos grave.

"Tomamos conhecimento desse caso na tarde de ontem, um fato que eu considero grave, um fato individual. Só ocorreu com um paciente, que foi atendido de maneira desumana, inapropriada, como é um atendimento feito no chão de um hospital, em especial um hospital de referência regional, como o IJF", disse o prefeito.

Roberto Cláudio pontuou que o atendimento no chão não aconteceu por falta de macas. Segundo ele, o problema foi ocasionado pela falta do equipamento próximo ao local onde o paciente precisou ser socorrido. A maca teria chegado ao setor logo após o início do atendimento, segundo o prefeito.
[SAIBAMAIS 3]
Mudanças
Entre as medidas a serem adotadas para evitar a repetição do caso, Roberto Cláudio disse que serão feitas mudanças na triagem do atendimento. Ele ressaltou que quando um paciente chega em maca trazida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) a entrada é feita em local diferenciado de pacientes que chegam em carros particulares. Às vezes acaba faltando equipamento na entrada geral. Conforme o prefeito, serão disponibilizadas macas no saguão do IJF para que outra pessoa não passe pelo mesmo constrangimento.

O IJF não disponibilizou ainda o total de macas que há no hospital. O superintendente, no entanto, deve solicitar à Prefeitura 48 novas macas. Roberto Cláudio afirmou que constantemente há pedidos de novos equipamentos para atendimento devido à necessidade de renovação.

A situação que resultou no atendimento no chão dos corredores ainda está sendo investigada. O prefeito visitou pessoalmente o paciente que aparece nas imagens do socorro, que está em situação grave.

Roberto Cláudio se reuniu com o superintendente da unidade, Walter Frota, a superintende adjunta, Joana Maciel, e com a diretora técnica da unidade, Itamarcia Carneiro. Participou também a secretaria municipal da saúde, Socorro Martins. A visita ao IJF não estava programada. O prefeito chegou por volta das 9h30min ao local.

Repercussão
A crise na saúde no Estado tem se agravado nas últimas semanas. Na segunda-feira, 11, o Governo do Estado oficializou a saída do secretário da Saúde Carlile Lavor. A pasta está sendo gerida pelo secretário interino Henrique Javi. O maior hospital de urgência e emergência do Ceará, o IJF, atendeu pacientes no chão.

A situação foi repercutida na Assembleia Legislativa do Ceará e na Câmara Municipal. Os vereadores Acrísio Sena (PT) e Marcos Aurélio (PSC) criticaram a situação e cobraram ações da Prefeitura. Na Assembleia, os deputados Capitão Wagner e Fernanda Pessoa, ambos do PR, também cobraram ações.

Redação O POVO Online
com informações do repórter Rômulo Costa
TAGS