PUBLICIDADE
Notícias

Mendes volta a dizer que devolverá ação sobre financiamento de campanha até junho

20:10 | 27/05/2015
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a dizer nesta quarta-feira, 27, que devolverá a discussão sobre financiamento privado de campanha até o fim de junho. Como em julho o Judiciário entra em recesso, a pauta poderá ser votada apenas no segundo semestre.

O ministro já tinha dado esta previsão em abril deste ano. Uma ação direta de inconstitucionalidade sobre o tema está parada desde abril de 2014 por um pedido de vista do ministro Gilmar. O tema já conta com seis votos pela proibição do financiamento privado de campanha, mas precisa passar pelo crivo dos demais ministros antes da decisão final.

A ação, proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tenta proibir doações de empresas a partidos e candidatos no País.

O financiamento privado de campanha voltou a ser discutido esta semana, quando a Câmara dos Deputados analisa um projeto de reforma política. Antes de se comprometer com um prazo para devolver a ação que discute o financiamento, Gilmar dizia reservadamente que a discussão sobre modelo de financiamento eleitoral era função do Congresso.

TAGS