PUBLICIDADE
Notícias

Deputado cobra que governador passe a detalhar todas as viagens oficiais

17:04 | 21/05/2015

Começou a tramitar nesta quinta-feira, 21, na Assembleia proposta cobrando que o governador Camilo Santana (PT) divulgue detalhes de todas as suas viagens oficiais externas que passarem de quinze dias. Pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC), o petista teria que divulgar, junto com pedido de licença, as razões da viagem, seu roteiro e previsão de gastos.

Segundo o autor da proposta, Elmano de Freitas (PT), a PEC pretende "ampliar o controle das ações do Executivo pelo Parlamento, visando uma maior transparência nas ações do Poder Executivo.

Segundo as legislações federal e estadual, o governador precisa comunicar a Assembleia de toda viagem sua para fora do Estado que for superior a quinze dias. Parlamentares, no entanto, costumam aprovar mensagens “liberando” o Executivo da autorização parlamentar para viajar.

[SAIBAMAIS 3]Polêmicas viagens

A medida remete a antigas polêmicas da gestão Cid Gomes (Pros) com viagens para fora do Estado. Durante sua gestão, Cid foi questionado diversas vezes pela Assembleia por misturar agendas particulares em suas viagens oficiais. Em um dos casos, o ex-governador chegou a admitir o expediente.

“Eu sou de carne e osso e fisicamente preciso, vez por outra, de um descanso”, disse. Na época, o deputado Heitor Férrer (PDT) apresentou requerimentos pedindo detalhes da viagem, que foram rejeitados pela base aliada do governo.

Redação O POVO Online
TAGS