PUBLICIDADE
Notícias

Cunha coloca PEC da Bengala em pauta, após suspender votação da MP 665

20:50 | 05/05/2015
Em meio à obstrução operada pela oposição para impedir a votação da Medida Provisória 665, que muda regras de acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), suspendeu a sessão para colocar em pauta a Proposta de Emenda Constitucional 457/2005, a chamada PEC da Bengala, que amplia de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O gesto ocorreu após o PMDB conseguir o compromisso do PT ao ajuste fiscal, o que havia sido colocado pela bancada peemedebista como condição para aprovar a MP 665, uma das medidas de ajuste fiscal elaboradas pelo Palácio do Planalto.

[SAIBAMAIS3] 

Embora a MP tranque a pauta da Câmara para projetos de lei, por exemplo, a PEC da Bengala se sobrepõe por ser uma proposta de alteração da Constituição. A PEC já foi aprovada em primeiro turno em plenário. A Câmara pode, portanto, fazer a segunda votação e, com isso, retirar da presidente Dilma Rousseff o poder de indicar até cinco ministros do STF até o final de seu mandato, em 2018.

TAGS