PUBLICIDADE
Notícias

CPI dispensa Gerson Almada após executivo anunciar que ficaria em silêncio

11:40 | 21/05/2015
O ex-vice-presidente da Engevix Gerson Almada foi dispensado na manhã desta quinta-feira, 21, de depor à CPI da Petrobras após anunciar que ficaria em silêncio. Acompanhado de quatro advogados, o empreiteiro leu um documento informando que exerceria o direito constitucional de manter-se calado. "Por orientação de meus advogados, não me manifestarei nesta sessão", declarou.

Almada disse apenas que atua no setor de petróleo desde 1974 e entrou na Engevix em 1985. Em novembro passado, em virtude de sua prisão numa das etapas da Operação Lava Jato, ele foi afastado do comando da empreiteira.

O executivo, que cumpre prisão domiciliar e é um dos delatores da investigação sobre o esquema de corrupção na Petrobras, seria ouvido na condição de investigado. Apesar dos protestos dos deputados para que Almada falasse à CPI, o empreiteiro reiterou que não acrescentaria nenhuma informação à comissão. "A decisão de ficar em silêncio valerá para todas as perguntas", completou.

Os parlamentares questionaram a dispensa de Almada pelo presidente da comissão, o peemedebista Hugo Motta (PB), que por sua vez alegou que não perderia o dia inteiro insistindo em um depoente que não falaria. A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) condenou a decisão de Motta lembrando que outros depoentes que disseram que não se manifestariam acabaram falando à CPI. "Estou me sentindo frustrada. Quero deixar meu repúdio em relação à postura de vossa excelência", afirmou. "Eles (convocados) podem até não falar nada, mas são obrigados a ouvir", argumentou o deputado Izalcy (DEM-DF).

Também estava prevista para hoje a oitiva de Eduardo Leite, ex-vice-presidente da Camargo Corrêa, mas seu advogado alegou compromissos e a audiência com os deputados foi remarcada para a próxima terça-feira, 26.

Serão ouvidos na próxima terça-feira, além de Leite, João Ricardo Auler (Camargo Corrêa) e José Aldemário Pinheiro Filho (OAS). Na quarta-feira, 27, será a vez dos representantes do Grupo Schahin (Carlos Eduardo Schahin, Milton Toufic Schahin, Salin Toufic Schahin, Rubens Toufic Schahin e Pedro Schahin). No dia seguinte, 28, estão previstas as oitivas de José Ricardo Nogueira Brechirolli (OAS), Mateus Coutinho de Sá Oliveira (Galvão Engenharia) e Erton Medeiros Fonseca (Galvão Engenharia).

TAGS