PUBLICIDADE
Notícias

Senador tucano apresenta parecer favorável a Fachin na CCJ

11:40 | 29/04/2015
O relator do processo de indicação do advogado Luiz Edson Fachin para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), senador Álvaro Dias (PSDB-PR), apresentou nesta quarta-feira, 29, seu relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo o tucano, o jurista está apto a ocupar uma cadeira na Suprema Corte.

Na comissão, Dias afirmou que Fachin tem um currículo que demonstra que ele tem "notório saber jurídico e reputação ilibada". O tucano também fez questão de afirmar que o nome do advogado tem apoio dos mais diferentes setores da sociedade e que ele "jamais" teve conhecimento de que o candidato à vaga do STF tenha exercido qualquer atividade político-partidária.

"Jamais - e este vocábulo deve ser lido e ouvido em sua expressão genuína - jamais eu tive conhecimento, direto ou por terceiros, de que o professor Fachin exercesse qualquer atividade político-partidária, ou disseminasse ideias perante a comunidade universitária que não fossem as ideias próprias de um Estado Democrático de direito", afirmou.

A oposição tem demonstrado resistência em aceitar o nome de Fachin por conta de um vídeo em que o advogado declara apoio à presidente Dilma Rousseff na campanha de 2010. O nome do jurista também não agrada a ala mais conservadora da Casa, formada pelos representantes das bancadas ruralista e evangélica, que afirmam que ele tem ligação ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e tem posições que contrariam o conceito tradicional de família.

Além de relator, Álvaro Dias se tornou cabo eleitoral de Fachin nas últimas semanas. Apesar de ter nascido no Rio Grande do Sul, o advogado fez carreira no Paraná, onde também é professor universitário, e conta com apoio suprapartidário de todos os senadores e deputados do Estado.

TAGS