PUBLICIDADE
Notícias

Rachid: suspensão de julgamentos do Carf dá prazo para afastar investigados

20:40 | 01/04/2015
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse ontem que a suspensão dos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) foi feita para dar prazo para que os conselheiros investigados sejam afastados. "A corregedoria-geral do Ministério da Fazenda vai notificar os conselheiros envolvidos, que serão afastados. O calendário foi interrompido por conta disso. Um novo calendário de sessões será divulgado em breve", afirmou ao participar de audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta para investigar eventuais irregularidades pelo HSBC na abertura de contas na Suíça.

Rachid disse ainda que a Operação Zelotes foi desencadeada por uma denúncia feita no final de 2013. A operação descobriu um suposto esquema de corrupção dentro do Carf, ligado ao Ministério da Fazenda.

O secretário afirmou que todos os 74 processos administrativos sob suspeita serão reavaliados, mas não necessariamente serão alterados. Ressaltou, ainda, que isso não significa que a Receita recuperará os cerca de R$ 19 bilhões que os investigadores acreditam que deixou de ser recolhido aos cofres públicos por conta do esquema. "Não é correto fazer qualquer relação entre Operação Zelotes e necessidade de aumento de receitas para o ajuste fiscal", ressaltou.

TAGS