PUBLICIDADE
Notícias

PEC da maioridade tem caráter regressivo, diz embaixador Gilberto Saboia

12:50 | 30/04/2015
O embaixador Gilberto Saboia, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos, que comandou a pasta durante o governo Fernando Henrique, disse nesta quinta-feira, 30, que a PEC que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos tem "caráter regressivo". "Essa proposta nada faz para combater a impunidade e a violência. Pelo contrário, seria uma contribuição para aumentar a vitimização dos jovens", disse Saboia.

O embaixador defendeu que se faça um esclarecimento com a população brasileira, que defende majoritariamente a redução da maioridade, segundo ele, por desinformação. "Nem todas as pessoas são a favor dessa medida por razões oportunistas, elas são levadas por uma propaganda tendenciosa, que ignora os fatos e é preciso desmentir de maneira eficiente", argumentou.

Saboia participa ao lado de outros ex-ministros e do atual titular da pasta, Pepe Vargas, de um ato de repúdio à PEC. Os ex-ministros pretendem elaborar uma carta conjunta e uma série de atos de campanha contra a redução da maioridade. Além de Saboia, estão presentes ao encontro promovido pelo Núcleo de Estudos de Violência da USP, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), as ex-ministras Ideli Salvatti e Maria do Rosário, e os ex-ministros Paulo Sérgio Pinheiro e Nilmário Miranda. O ex-ministro José Gregori deve chegar em breve ao evento.

TAGS