PUBLICIDADE
Notícias

Maria da Penha, Fausto Nilo e Dr. Huygens recebem Medalha da Abolição

22:02 | 25/04/2015
NULL
NULL

Na noite deste sábado, 25, o governador Camilo Santana fez a entrega da Medalha da Abolição 2015. Três cearenses receberam a maior comenda do Estado: a bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, precursora da campanha que deu origem à Lei Maria da Penha; o arquiteto, urbanista e compositor, Fausto Nilo e o médico pioneiro em transplante de fígado no Ceará, José Huygens Parente Garcia.A cerimônia ocorreu no Palácio da Abolição.

 Camilo afirma que a seleção foi um grande desafio, porque o Ceará tem muitas personalidades que merecem a homenagem. “Nesses poucos mais 100 dias como governador, talvez uma das missões mais difíceis que recebi foi ajudar a definir quem seriam os agraciados com a maior comenda do Estado”, discursou.

 Membro do Conselho Editorial do O POVO, o compositor e arquiteto Fausto Nilo coleciona prêmios de urbanismo País afora. Entre as obras marcantes no Ceará, Fausto assinou os Centros Dragão do Mar de Arte e Cultura. “Talvez o grande mérito que eu podia ter tido é nascer com o interesse de descobrir o que as pessoas têm de especial ”, diz.

 A bioquímica Maria da Penha destaca que a violência doméstica ainda escraviza as mulheres a uma vida de medo e opressão. “Essa medalha é muito significativa para mim e para o nosso Estado, o pioneirismo na abolição da escravatura antes da assinatura da Lei Áurea, nos concedeu o título de Terra da Luz. Hoje, outros somos outros abolicionistas lutando contra outras formas de escravidão”, afirma.

 O pioneiro em transplante de fígado do Ceará, José Huygens Parente Garcia, dedicou a comenda a toda a equipe multidisciplinar de transplantes do Ceará. “Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Universitário Walter Cantídeo foi o centro que mais realizou transplante de fígado na América do Sul, com excelentes resultados. Tenho orgulho do patrimônio não somente da Universidade Federal do Ceará, mas da sociedade cearense”, conta.

 Criada em 1963, a medalha é entregue tradicionalmente em 25 de março, data em que se celebra o pioneirismo cearense na abolição dos escravos, ocorrida nesse dia em 1884, quatro anos antes que em outras regiões do Brasil. No entanto, neste ano, a solenidade de entrega foi marcada para o dia 25 de abril para se acomodar a agenda do governador.

 

 

TAGS