PUBLICIDADE
Notícias

Feliciano convida nove "ex-gays" para audiência na Comissão de Direitos Humanos

Segundo o deputado, pessoas que deixaram de ser homossexuais sofrem preconceito. Críticos dizem que ação é tentativa de ressuscitar debate da "cura gay"

15:34 | 17/04/2015
NULL
NULL

Nove “ex-gays” que alegam ser vítimas de discriminação participarão de uma audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. O evento – que ainda não possui data para ocorrer – segue pedido de Marco Feliciano (PSC-SP) e causou polêmica entre outros integrantes da comissão.

Segundo deputados contrários ao evento, a ida dos “ex-gays” é tentativa de trazer novamente para a pauta da Câmara o projeto que ficou conhecido como a “cura gay”. Dos nove convidados, três são pastores evangélicos, um é cantor gospel e uma é missionária.

Segundo o pedido de Feliciano, pessoas que eram homossexuais, mas que mudaram de orientação sexual são alvo de discriminação, sendo apontadas como “fingidoras” pela sociedade. Bancadas do PT, PSB e PSDB tentaram evitar votação da proposta, que acabou aprovada no grupo.

"Antes sofriam preconceito por serem gays, agora sofrem preconceito por terem deixado de ser. Eles existem, são ex-gays, ex-lésbicas, que casaram e hoje são pais de família", disse o deputado.

O projeto da “cura gay” foi apresentado pelo deputado João Campos (PSDB-GO), líder da bancada evangélica na Câmara. A matéria buscava suspender resolução de 1999 do Conselho Nacional de Psicologia que proibia a terapia para “curar” homossexuais. Em 2013, após manifestações contrárias a medida e pressão do PSDB, Campos retirou o projeto de pauta.

Redação O POVO Online
TAGS