PUBLICIDADE
Notícias

Deputado quer transformar palavras consideradas "chulas" em patrimônio do Amazonas

Wanderley Dallas (PMDB), da bancada evangélica, propôs que expressões, como "piroca" e "baitola", se tornem Patrimônio cultural imaterial do Estado

16:55 | 24/04/2015
NULL
NULL
Um inusitado projeto de lei, do deputado estadual do Amazonas Wanderley Dallas (PMDB), da bancada evangélica, causou constrangimento entre parlamentares e gerou burburinho na rede social.

O texto original do deputado, defende que expressões da linguagem regional, consideradas "chulas" por alguns, como "piroca", "cabaço", "xibiu", "baitola" e "pinguelo", sejam consideradas Patrimônio Cultural de natureza imaterial.

Após críticas e grande repercussão, o projeto de lei deve ser reapresentado na Câmara estadual na semana que vem, sem a presença de cerca de 30 palavras.

Dallas teria elaborado seu texto baseado em termos encontrados no livro “Amazonês”, de Sérgio Freire. Porém, deputados afirmaram que ele desvirtuou a concepção de patrimônio cultural.

“É um grupo de deputados que se constrange com a palavra 'cabaço', mas usa de boca cheia em qualquer local", disse o deputado, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Redação O POVO Online
TAGS