PUBLICIDADE
Notícias

Cunha se antecipa e envia documentos sobre requerimento a membros da CPI

17:05 | 30/04/2015
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), encaminhou na quarta-feira, 29, aos membros da CPI da Petrobras cópias de documentos que o isentam de responsabilidade no pedido de investigação da empresa Mitsui.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo apontou que Cunha aparecia nos registros oficiais como autor de um requerimento pedindo investigação parlamentar contra a empresa em 2011. O documento teria sido produzido num terminal de seu gabinete.

O peemedebista enviou aos parlamentares certidão emitida pela Secretaria-Geral da Mesa Diretora e documentos que indicam a ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), aliada de Cunha, como autora formal do pedido de investigação. Em delação premiada, o doleiro Alberto Youssef contou que o requerimento foi uma forma de pressionar a empresa, suspeita de integrar o cartel que atuava na Petrobras, a pagar propina a políticos.

Na terça-feira, 28, o presidente da Câmara acusou o departamento de tecnologia da informação da Casa de tentar incriminá-lo, a partir de uma fraude, na Operação Lava Jato. O diretor da área de informática da Casa, Luiz Antonio Souza de Eira, foi afastado no mesmo dia. Alvo de inquérito da Lava Jato, Cunha sugeriu que pode ter havido manipulação da área de TI contra ele após a determinação que os servidores da informática cumpram carga horária de 40 horas semanais.

Não é a primeira vez que o peemedebista se antecipa à possibilidade de pedidos de explicações. Logo que a lista dos políticos implicados na Operação Lava Jato foi divulgada, Cunha pediu para depor à CPI da Petrobras. Na ocasião, ele acusou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de agir politicamente ao pedir a abertura de inquérito. O depoimento acabou se transformando em um ato de desagravo ao parlamentar.

Nesta semana, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) cobrou urgência na convocação da ex-deputada para que ela explique o episódio. "A convocação da ex-deputada é urgente. Apresentamos requerimento há mais de um mês, mas ele ainda não foi apreciado. Diante das graves acusações é fundamental que a Solange venha à CPI prestar esclarecimentos", afirmou Valente na sessão da última terça-feira.

TAGS