PUBLICIDADE
Notícias

Vereador e suplente são afastados por negociarem revezamento de mandato

18:04 | 05/03/2015

O vereador do município de Santa Quitéria Francisco Carlos Mesquita Ribeiro, o “Charles Padeiro”, e a suplente Sandra Quitéria Braga de Farias, a “Sandrinha”, foram afastados judicialmente das funções acusados de corrupção ativa e passiva. A decisão é da titular da 2ª Vara de Santa Quitéria, Katherine Martins Costa, e foi divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo Ministério Público do Estado do Ceará.

Conforme a investigação, o vereador e a suplente “negociavam” o revezamento do exercício do mandato parlamentar, mediante pagamentos. O promotor Déric Funck Leite, autor do processo, afirma que os réus praticaram o crime de corrupção ativa e passiva ao tempo que houve a “venda” e o “aluguel” do mandato parlamentar, sendo exigido o pagamento de valores pecuniários.

[SAIBAMAIS 2]
A irregularidade na “negociata” foi comprovada através de cheques nominais em favor de um dos réus. O crime foi concluído pelo fato de que “Sandrinha” passou a exercer o cargo de vereadora em razão do pagamento de corrupção. No entanto, ao ser orientada a não “atacar politicamente o prefeito de Santa Quitéria, houve ruptura do “aluguel” do mandato”, conforme o Ministério Público.

O Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa e uma Ação Criminal por corrupção ativa e passiva em face do vereador e da primeira suplente Para o MPCE, “houve o total desapreço pelos princípios da moralidade, legalidade, ética e honestidade”. Para a juíza, a permanência dos réus nos cargos prejudicaria a imagem do Legislativo local e a lisura dos trabalhos.

O POVO Online não conseguiu localizar o vereador e a suplente até a publicação da matéria. 

Redação O POVO Online
TAGS