PUBLICIDADE
Notícias

Tião Viana diz que vai esperar notificação formal sobre a Lava Jato

21:00 | 12/03/2015
Logo que recebeu a notícia de que seria investigado por suposto envolvimento no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras, o governador do Acre, Tião Viana (PT), se recolheu em seu gabinete no Palácio Rio Branco, no centro da capital. Por meio de assessores, ele disse que iria esperar uma notificação formal sobre a decisão da Procuradoria Geral da República de pedir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigá-lo no âmbito da Operação Lava-Jato.

Na véspera, na última quarta-feira, 11, Tião Viana recepcionou a presidente Dilma Rousseff, que esteve em Rio Branco para analisar a situação das famílias atingidas pelas enchentes. Com um jaleco da defesa civil e sem esconder a tensão, o governador evitou jornalistas logo que chegou ao aeroporto para receber a presidente. Depois, num sobrevoo num helicóptero das Forças Armadas, mostrou a Dilma áreas da periferia de Rio Branco atingidas pela cheia dos rios. Também esteve com a presidente num abrigo de pessoas que tiveram de deixar suas casas.

Durante o sobrevoo, ele fez um selfie com Dilma. Ao divulgar na rede social a foto em que aparecia sorrindo ao lado da presidente, Tião Viana escreveu: "A gratidão do povo acreano, querida presidente". O post foi alvo de críticas de internautas.

Por fim, o governador fez um longo discurso de agradecimento a Dilma numa solenidade do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Cidade do Povo. "Temos orgulho de seu governo", disse Tião Viana. Ele não citou a crise política. Num trecho do discurso, referiu-se ao INSS como Inamps, antigo nome do instituto previdenciário. Mais tranquila que o governador, Dilma brincou: "Tião é um pouco antigo, de fato. Mas o Inamps é o avô do INSS", disse. A presidente afirmou que o "companheiro" Tião é "um grande governador".

Tião Viana tinha se esforçado para tornar a viagem de Dilma ao Acre um evento positivo do Planalto. Ele organizou a militância petista para contrapor a protestos previstos em Rio Branco contra a presidente. Lotou o saguão do aeroporto de estudantes com camisetas vermelhas e conseguiu realizar na Cidade do Povo um evento com centenas de simpatizantes do governo. A viagem estava prevista para esta sexta-feira, 13, mas acabou sendo antecipada pelo Planalto. Tião Viana pode aproveitar um dia de holofote positivo, ainda que sem entrevistas.

TAGS