PUBLICIDADE
Notícias

Tema da reforma política é do Congresso, não do Executivo, diz Temer

17:00 | 16/03/2015
A reforma política é um tema do Congresso, e não do Executivo, afirmou nesta segunda-feira, 16, o vice-presidente Michel Temer. Ele defendeu que o "sistema eleitoral é o ponto de partida de qualquer reforma política".

Em discurso durante almoço com empresários da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Temer aproveitou para reforçar o apoio à adoção do chamado "distritão", com o fim do voto proporcional para a eleição de deputados. "Poderíamos adotar o voto majoritário para os deputados federais. Os mais votados serão os eleitos", afirmou. (Luciana Nunes Leal - luciana.leal@estadao.com e Vinicius Neder - vinicius.neder@estadao.com)

O vice-presidente defendeu hoje o ajuste fiscal e o que chamou de "reprogramação da economia", necessária de tempos em tempos. "Como a economia varia muito, às vezes, você toma um caminho e precisa fazer uma reprogramação", afirmou Temer, após participar de almoço com empresários da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Temer defendeu também que a "reprogramação" deve ser feita em diálogo com "diversos setores". O vice-presidente citou como passos importantes da reprogramação, em primeiro lugar, ter "meios e métodos" para combater a inflação e, em segundo lugar, não reduzir a possibilidade de desenvolvimento do País, porque é isso que traz emprego e produção. "Esses pontos devem pautar a preocupação do governo", disse.

TAGS