PUBLICIDADE
Notícias

Secretário propõe pacto de "não intervenção" na Praça Portugal até definição de Conselho

Proposta de tombamento da área é analisada pelo Conselho Estadual do Patrimônio. Ideia é evitar obras na praça antes de conclusão do processo

12:32 | 24/03/2015
NULL
NULL

Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho propôs nesta terça-feira, 24, acordo para que a Prefeitura de Fortaleza não inicie intervenções na Praça Portugal até que pedido de tombamento da área seja analisado no Conselho Estadual do Patrimônio (Coepa). A ação foi proposta durante encontro informal entre membros do grupo, que não se reuniu oficialmente por falta de quórum.

A iniciativa do secretário foi divulgada pelo vereador João Alfredo (Psol), autor do pedido de tombamento. Presidente do Coepa, o secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, irá encaminhar a questão para a gestão Roberto Cláudio (Pros).

[SAIBAMAIS 4]Reunião informal

Mesmo sem número mínimo de conselheiros para iniciar a reunião, grupo presente iniciou discussão da questão da praça – que não estava na pauta da sessão – de forma informal. Em sua fala, João Alfredo disse estar preocupado com demora na deliberação, com possibilidade de a Praça ser destruída antes da conclusão do processo.

Já representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) questionou o tombamento ocorrer em nível estadual. Em meio a isso, Arialdo propôs “acordo de cavalheiros” evitando intervenções na área até conclusão do processo - o que foi visto de forma positiva por João Alfredo.

Já a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), responsável pela pauta do Coepa, informa que o pedido de tombamento ainda aguarda parecer técnico. Uma nova reunião do Conselho deverá ser marcada. A assessoria da Prefeitura de Fortaleza afirma que ainda aguarda ser comunicada oficialmente sobre o caso.

 

Redação O POVO Online
com informações do Blog do Eliomar
TAGS