PUBLICIDADE
Notícias

Rossetto: falta de padrão de crescimento esperado levou ao ajuste fiscal

12:40 | 04/03/2015
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, disse nesta quarta-feira, 4 que o País "não conseguiu um padrão de crescimento econômico esperado", o que tornou necessário o processo de ajuste fiscal.

"Não há uma reação internacional, não tivemos as condições internas que imaginávamos. Estamos fazendo ajustes, não estamos em crise", afirmou o ministro. Rossetto disse, entretanto, que o Brasil não vive um processo recessivo. "Acreditamos que teremos um, dois trimestres numa situação mais complicada e pretendemos iniciar uma retomada no segundo semestre", disse.

Em reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o ministro explicou que a estratégia do governo até 2011 foi desenvolver um conjunto de políticas ampliando gastos e reduzindo receitas, com reabsorção dos custos para sustentar o crescimento econômico. "Mas existem limites nessas políticas. Existem conjunturas de maior expansão econômica, não é isso que estamos vendo no cenário internacional", ponderou.

Rossetto disse ainda que a inflação não está descontrolada. "Teremos, no primeiro semestre, inflação mais alta, como sempre temos", ressaltou.

TAGS