PUBLICIDADE
Notícias

Operação Crio desarticula esquema de fraude em licitações no Ceará

O grupo abria empresas de fachada para superfaturar os serviços contratados que, conforme a PF, acabavam nem sendo realizados por completo

12:30 | 18/03/2015
NULL
NULL
Um esquema de fraude em processos licitatórios e desvio de verbas públicas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi desarticulado, nesta quarta-feira, 18, pela Operação Crio da Polícia Federal.

A operação foi deflagrada e Juazeiro do Norte (Região do Cariri) e contou com cerca de 45 policiais federais para cumprir um mandado de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal no Município. Até a publicação desta matéria, o mandado de prisão não havia sido cumprido.

Investigações

Com apoio do Ministério Público Federal (MPF), as investigações foram iniciadas em outubro de 2013 a partir de denúncias que apontavam supostas irregularidades nas licitações em Juazeiro para a contratação de empresa especializada em serviços de manutenção em condicionadores de ar.
[SAIBAMAIS 3]
De acordo com a PF, faziam parte do esquema de desvio de verba e lavagem de dinheiro empresários, contadores e “possivelmente” servidores públicos. O grupo abria empresas de fachada para superfaturar os serviços contratados que, conforme a PF, acabavam nem sendo realizados por completo.

No Blog do jornalista Flávio Pinto, de Juazeiro do Norte, foi noticiada a apreensão de uma caminhoneta modelo S10 e de um veículo importado modelo Veloster. Os veículos pertenceriam ao empresário Egberto Gomes Costa, suspeito de ter montado o esquema.

Em junho de 2014, os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro já tinham tentando instalar a "CPI dos Ar-condicionados". A denúncia do vereador Cláudio Luz seria de que pessoas próximas ao prefeito Raimundo Macêdo (PMDB) seriam responsáveis por corrupção.

Operação Christianópolis
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagaram, na terça-feira, 17, a Operação Christianópolis na cidade de Campos Sales (a 493,8 quilômetros de Fortaleza, na Região do Cariri). A Operação teve o objetivo de apurar fraudes em processos licitatórios, com rodízio de empresas vencedoras e desvio de verbas públicas federais provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Entre as prisões temporárias efetuadas, estão a do ex-prefeito Paulo Ney Martins (PSDB), do seu filho Cristian Martins e dos ex-secretários de sua gestão César Lima (Finanças) e Luzeilton Santiago (Obras).

Redação O POVO Online
TAGS