PUBLICIDADE
Notícias

Operação Christianópolis prende ex-prefeito e secretários de Campos Sales

Ex-prefeito Paulo Ney e ex-secretários de sua gestão teriam sido alvos de mandatos de prisão temporária

11:24 | 17/03/2015
NULL
NULL

Atualizada às 15h35min

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagaram, nesta terça-feira, 17, a Operação Christianópolis na cidade de Campos Sales (a 493,8 quilômetros de Fortaleza, na Região do Cariri). A PF cumpriu mandados de prisão temporária, de conduções coercitivas e de busca e apreensão. Às 16 horas está marcada uma coletiva de imprensa na sede da PF em Juazeiro do Norte.

De acordo com a Polícia Federal, a Operação Christianópolis teve o objetivo de apurar fraudes em processos licitatórios, com rodízio de empresas vencedoras e desvio de verbas públicas federais provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre as prisões temporárias, estão a do ex-prefeito Paulo Ney Martins (PSDB), do seu filho Cristian Martins e dos ex-secretários de sua gestão César Lima (Finanças) e Luzeilton Santiago (Obras).
[SAIBAMAIS 2]
Cerca de 50 policiais participaram da operação para cumprir mandatos nas cidades de Campos Sales e Tauá. Foram expedidos quatro mandados de prisão temporária, dois de conduções coercitivas e nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte.

Conforme a Polícia Federal, a investigação conjunta da PF e do MPF teve início em fevereiro de 2014, visando apurar supostas irregularidades praticadas por agentes púbicos e particulares na construção de uma escola de ensino fundamental.

Foi descoberto que os recursos do FNDE foram utilizados indevidamente para os serviços de terraplanagem, que eram responsabilidade da Prefeitura de Campos Sales. Foram localizados indícios de que recursos foram desviados e utilizados em prol do patrimônio pessoal dos investigados.

O nome da operação, segundo a PF, remete ao condomínio de luxo localizado na cidade de Campos Sales, supostamente construído pelos envolvidos com os recursos públicos desviados.

Paulo Ney foi prefeito de Campos Sales de 2009 a 2012. Ele e os demais acusados do crime foram conduzidos a Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro do Norte. Às 16 horas desta terça-feira, haverá coletiva de imprensa na sede da PF em Juazeiro para dar mais detalhes da operação.

 

O POVO Online tentou contato com o ex-prefeito Paulo Ney, mas ele não foi localizado pelo celular. 

Redação O POVO Online
com informações de Amaury Alencar
TAGS