PUBLICIDADE
Notícias

"Não foi condenação, e sim um prêmio", diz Levy Fidelix sobre processo de homofobia

Condenado a pagar R$ 1 milhão por fala homofóbica, o ex-candidato disse que não ser "bandido para sofrer condenação"

16:01 | 23/03/2015
NULL
NULL
Candidato derrotado à Presidência da República, Levy Fidelix (PRTB) usou as redes sociais para comentar sua recente condenação após declarações homofóbicas. Em publicação em sua página oficial, o ex-candidato disse que “não foi uma condenação, e sim um prêmio”, negou ter sido ofensivo e disse ter expressado “o pensamento do povo brasileiro”.

“Muito se tem falado sobre a “condenação” que sofri nos últimos dias. Não sou bandido para sofrer condenação, pois não matei, não roubei e nada devo a ninguém”, disse. “Em momento algum me posicionei de forma ofensiva a qualquer pessoa ou grupos de pessoas. Por uma questão de princípios defendi a família tradicional brasileira”, completa.

[SAIBAMAIS 3]Em debate realizado em 2014, o então candidato foi questionado por Luciana Genro (Psol) sobre casamento civil de duas pessoas do mesmo sexo. Em resposta, Fidelix afirmou que "aparelho excretor não reproduz" e que "dois iguais não fazem filho". A declaração rendeu diversos protestos contra o ex-candidato.

Na segunda-feira passada, 16, ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a pagar R$ 1 milhão pela declaração. A condenação veio em resposta a ação civil pública movida pelos movimentos LGBT.

Em sua publicação, Levy Fidelix destaca princípios de liberdade de expressão previstos na Constituição Federal e de ter defendido. Ele reforça ainda que suas declarações ocorreram em meio ao “calor do debate presidencial”. Candidato que atingiu 0,43% dos votos e terminou a disputa em 7º lugar – Luciana Genro ficou em 4º -, Levy diz ser vítima de perseguição.

Redação O POVO Online
TAGS