PUBLICIDADE
Notícias

Diretor de jornal católico ataca PT e defende saída de Dilma

11:00 | 12/03/2015
O padre Michelino Roberto, diretor do jornal católico O São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo, defendeu no Facebook o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para ele, Dilma mentiu para se eleger.

No dia 8, em mensagem sobre o Dia Internacional da Mulher, o padre escreveu: "Parabéns às que abraçaram a maternidade com amor. Meus sentimentos e orações à mulher egoísta e, por fim, fora Dilma, fora Dilma".

Michelino, de 49 anos, dirige o jornal desde fevereiro de 2014. Foi nomeado pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer. Ele é pároco da Igreja Nossa Senhora do Brasil, nos Jardins, bairro nobre da capital.

O post provocou um debate no Facebook com outro padre, Antonio Aparecido Pereira, que também já dirigiu O São Paulo. Ele escreveu: "Meu Deus, padre Michelino! Diz a sabedoria popular que prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém. Você já é conhecido como diretor de O São Paulo, um jornal que lutou pela redemocratização do Brasil. Dizer fora para alguém eleito democraticamente é perigoso. Confesso que fiquei preocupado�"

Em resposta, Michelino afirmou: "Creio que, ao manifestar publicamente minha indignação contra um governo que mentiu para ser eleito, estou em perfeita conformidade com a tradição do jornal que dirijo".

O São Paulo não publicou nenhum texto sobre um eventual afastamento da presidente. Na edição desta semana, que circula pelas paróquias da capital, o editorial intitulado "Oposição é necessária e faz bem" defende o panelaço ocorrido no domingo, durante pronunciamento de Dilma.

Na segunda-feira, 9, o padre voltou ao Facebook para comentar a polêmica nas redes sociais sobre o panelaço. "Engraçado a lógica de alguns� Na época de Collor - eu saí nas ruas com a cara pintada -, pedir o impeachment do presidente era democrático. Pedir o impeachment da Dilma é golpismo. Dois pesos, duas medidas!!!", escreveu. "Só tenho uma objeção a fazer ao impeachment da Dilma: o PMDB vai lucrar de novo???? Ai, que dor e falta de esperança. Só Jesus salva!"

Procurado pelo jornal O Estado de S. Paulo , o pároco da Nossa Senhora do Brasil disse que suas manifestações nas redes sociais refletem o que ele pensa como cidadão. "Tenho o direito de me manifestar", afirmou. Ele disse não ter posições partidárias: "Eu me comprometo com as causas, não com os partidos."

O padre explicou que suas manifestações não necessariamente refletem a posição de O São Paulo. "A posição do jornal será consolidada por um conselho editorial que está sendo formado."

Oficialmente, a Igreja Católica não se manifestou em relação a pedidos de "Fora Dilma". A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) defende prioridade para a reforma política.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS