PUBLICIDADE
Notícias

Depoimento de Cunha se transforma em desagravo na CPI da Petrobras

11:50 | 12/03/2015
Após mais de 50 minutos lendo e atacando a petição da Procuradoria-Geral da República (PGR), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu cumprimentos e manifestações de solidariedade dos membros da CPI da Petrobras. Em desagravo a Cunha, os deputados enfatizam que não há provas contra o peemedebista.

Parabenizando o presidente pela "brilhante fala", o líder do Solidariedade Arthur Maia (BA) disse que quem faz delação premiada tem obrigação de comprovar as denúncias e que o peemedebista não tem "nada a ver" com o episódio. "Parlamentar não indica presidente de Petrobras, não nomeia diretor de Petrobras, não autoriza compra de Pasadena. Cadê o chefe?", discursou.

O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), disse que a atitude de Cunha de vir espontaneamente à CPI foi "cidadã" e que ele não fugiu dos esclarecimentos. Ele falou em "fragilidade" dos indícios apontados pela PGR contra o colega de partido. "Vossa excelência usa oportunidade como esclarecimento muito importante para nós do PMDB. O PMDB não indicou Nestor Cerveró (ex-diretor da Petrobras), o senhor Fernando Soares não é e nunca foi operador do PMDB. Não temos restrições às investigações", afirmou.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) disse que não se pode permitir que a crise "atravesse a rua" e criticou a tentativa "espúria" de criminalizar doações legais para atingir a Casa. "O senhor vem aqui mostrar qual é a jogada por trás disso", comentou. ()

Pérolas

Ao ler a petição da Procuradoria-Geral da República (PGR), o peemedebista apontou supostas contradições, fraquezas da peça, ridicularizou e falou em "pérolas" do procurador-geral, Rodrigo Janot. "Isso é realmente uma piada", disse.

Atacando o que chama de politização do processo, Cunha mandou um recado ao Palácio do Planalto. "Não vamos aceitar transferir a crise para o outro lado da rua". Ao final do "monólogo", Cunha foi aplaudido por parte dos que acompanham a reunião.

Cunha disse que o inquérito não está sendo aberto para apurar circunstâncias de suposto benefício a agentes políticos e reclamou que não houve investigação de doações de campanha ao senador Delcídio Amaral (PT-MS). Ele ressaltou que as delações não têm depoimentos coincidentes e que o ex-diretor Paulo Roberto Costa não fez menção, por exemplo, a seu nome. "A forma da colocação da petição da PGR é pífia. Incoerências estão em todas as petições", acusou.

Ele também criticou a tentativa da PGR de criminalizar as doações legais de campanha. "Ilegal é quem pega dinheiro de caixa 2", declarou o peemedebista, citando uma lista de parlamentares do PSD e do PT que receberam recursos da Camargo Corrêa.

TAGS