PUBLICIDADE
Notícias

CNBB diz que situação do País é delicada

21:20 | 12/03/2015
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota demonstrando preocupação com o que classifica de delicado momento pelo qual passa o País. "O escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, a crise na relação entre os três Poderes da República e manifestações de insatisfação da população são alguns dos sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com muita luta e sofrimento."

Para a CNBB, a situação clama por medidas urgentes, principalmente uma profunda reforma política e o fim do fisiologismo político. "Esta situação clama por medidas urgentes. Qualquer resposta, no entanto, que atenda antes ao mercado e aos interesses políticos que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e desvia-se do caminho da justiça. Cobrar essa resposta é direito da população, desde que se preserve a ordem democrática e se respeitem as instituições da comunidade política."

Com relação às notícias de corrupção, a CNBB diz que a justiça e a ética requerem uma cuidadosa apuração dos fatos e a responsabilização, perante a lei, de eventuais corruptos e corruptores. "Enquanto a moralidade pública for olhada com desprezo ou considerada um empecilho à busca do poder e do dinheiro, estaremos longe de uma solução para a crise vivida no Brasil", reitera.

Ás vésperas das manifestações desta sexta-feira, 13, e de domingo, 15, a CNBB diz que elas são um direito democrático, que deve ser assegurado a todos pelo Estado. "O que se espera é que sejam pacíficas", pois nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente.

Na nota, que é assinada pelo presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, pelo vice-presidente Dom José Belisário da Silva, e pelo Bispo auxiliar de Brasília Dom Leonardo Ulrich Steiner, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil conclama as instituições e a sociedade brasileira ao diálogo: "Na livre manifestação do pensamento, no respeito ao pluralismo e às legítimas diferenças, este momento poderá contribuir para a paz social e o fortalecimento das instituições democráticas." E reiteram: "Deus, que acompanha seu povo e o assiste em suas necessidades, abençoe o Brasil e dê a todos força e sabedoria para contribuir para a justiça e a paz. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda pelo povo brasileiro."

TAGS