PUBLICIDADE
Notícias

Berzoini defende responsabilização de gestores por rombo no Postalis

10:30 | 24/03/2015
O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou que o escândalo do Postalis, o fundo de pensão dos funcionários dos Correios, envolve "recursos dos trabalhadores" que devem ser "recuperados" caso seja comprovado erro na política de investimentos do fundo.

"Se houve investimentos inadequados, temos que recuperar. São recursos dos trabalhadores. As autoridades têm que tomar todas as providências para recuperar esses investimentos e para responsabilizar quem tenha tomado decisões em desacordo com a lei", disse Berzoini, após ser questionado pela reportagem. O ministro participou nesta terça-feira, 24, de seminário promovido pelas empresas de telecomunicações em Brasília.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou que funcionários dos Correios tentam evitar, por meio de uma batalha judicial e pela força das greves, que os participantes do Postalis tenham uma redução de até 25,98% em seus contracheques a partir de abril de 2015 pelo período de 15 anos e meio. O cálculo para o desconto nos salários dos funcionários da ativa que têm participação no fundo é baseado no benefício futuro contratado.

O pagamento extra é resultado de um déficit atuarial de R$ 5,6 bilhões no Postalis - comandado por PT e PMDB - provocado por investimentos suspeitos, pouco rentáveis ou que não tiveram ainda rendimento passado ao fundo.

TAGS