PUBLICIDADE
Notícias

Ao vivo: Eduardo Cunha dá depoimento na CPI da Petrobras

O próprio presidente da Câmara pediu para falar ao grupo. Ele rejeita acusações e diz desejar "esclarecer os fatos". É esperada hoje fala de José Gabrielli

10:08 | 12/03/2015

10h37min

O presidente da Câmara encerra seu depoimento. Ele diz que não aceitará "leviandade" nem caráter "político" em acusações. "Colocar, de uma forma irresponsável e leviana, por escolha política, alguém para investigação é criar um constrangimento para transferir a crise do lado da rua para cá. E isso nós nãos vamos aceitar", diz Cunha, sendo aplaudido por diversos deputados.

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), também reforça "pesos diferentes" na abertura de inquéritos da operação. "Fala de Eduardo Cunha devolveu à Casa a absoluta convicção de que seu presidente não tem nada a ver com esse caso (...) esse inquérito trouxe para o Congresso um escândalo que não é nosso. E pergunto, cadê o chefe?", diz o líder do Solidariedade na Câmara, Arthur Maia (BA).

10h25min

"Isso é uma piada", diz Eduardo Cunha sobre razões apresentadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para abertura de inquérito contra ele.

[SAIBAMAIS 4]O presidente da Câmara critica fato de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter aberto inquérito contra ele, mas não contra o senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Segundo ele, o procurador teria tratado de maneira diferente os dois casos, ambos envolvendo doações de empresários investigados na Lava Jato. "Está se escolhendo quem se quer investigar (...) tem que se ter coerência", diz. 

10h10min

"Delação não significa prova", se defende Cunha, destacando que depoimentos colhidos na Lava Jato não possuem caráter comprobatório.

Em seu depoimento de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef cita pagamentos de propina a Eduardo Cunha e outros políticos do PMDB para viabilizar contrato de aluguel de um navio plataforma da Samsung com a Petrobras. O presidente da Câmara rejeitou as acusações, destacando ainda que a empresa ou quaisquer outros envolvidos não aparecem entre seus doadores de campanha.

Já depoimento de Youssef destaca participação de Cunha no esquema, que teria até mesmo, segundo o delator, pressionado empresas para o pagamento de propinas. Cunha nega.

9h50min

O presidente da Câmara rejeita acusação do policial Jaime Alves de Oliveira, um dos ouvidos no inquérito sobre o caso. O policial diz ter feito entrega de dinheiro em um condomínio onde Eduardo Cunha teria residência. O deputado rebate a afirmação, dizendo que não possui residência compatível com a descrição do policial.

9h45min

Tem início depoimento de Eduardo Cunha na CPI da Petrobras. O presidente da Câmara abre sua fala dizendo que virá na comissão "quantas vezes for necessário", sem necessidade de convocação. Ele afirma que pediu para falar ao grupo para "esclarecer os fatos".

9h30min

Sessão da CPI da Petrobras desta quinta-feira, 12, tem início no Congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já está no plenário para prestar depoimento. Ele próprio pediu para falar ao grupo, antes de ser convocado pela Casa.

Redação O POVO Online

TAGS