PUBLICIDADE
Notícias

Prefeita de Tauá ressalta projeto de sistema local de saúde no programa Debates do Povo

17:52 | 20/02/2015
NULL
NULL
A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PMDB), em entrevista à rádio O POVO/CBN, ressaltou a experiência piloto do município em readequar a atenção primária da saúde com foco no aperfeiçoamento dos profissionais da área. Patrícia foi a convidada, nesta sexta-feira, 20, do programa Debates do Povo.

A gestora falou sobre sua trajetória na política diante do desafio de gerar credibilidade da população a uma jovem que ingressava na política em um município do Interior cearense de cultura patriarcal. Patrícia é prefeita de Tauá pelo terceiro mandato e casada com o ex-vice-governador Domingos Filho (Pros). “É um universo que pouco a pouco vai sendo quebrado e as mulheres têm de ter entusiasmo de entrar na política”, ressaltou sobre a maioria masculina na política.
[SAIBAMAIS 2]
A cidade, atualmente, tem como foco principal dar um atendimento médico de qualidade à população. A decisão da gestão se baseou em pesquisas de opinião realizadas no início do mandato da prefeita. “É uma crise nacional. O SUS está passando a maior crise. Precisa ser revista essa política de saúde, até porque, desde a Constituição de 1988 foram passadas muitas responsabilidades para os municípios e os recursos não foram repassados na mesma proporção”, pontuou Patrícia.

Tauá tem investido em um sistema local de saúde que busca fortalecer o atendimento primário em postos de saúde e a estrutura física. Segundo a prefeita, a ação busca aperfeiçoar o trabalho “desde o vigia ao médico”. O projeto conta com 530 profissionais da saúde primária em qualificação por aproximadamente 15 meses para cumprir. Eles trabalham temas como atenção primária, organização da assistência farmacêutica, dentre outros.

A ação tem parceria com Ministério da Saúde, Governo do Estado e instituições privadas. “Eu ainda me incomodo, fico indignada quando vejo situações de fila, pessoas esperando exames, então eu fico atenta às necessidades”, ressaltou.

Redação O POVO Online
TAGS