PUBLICIDADE
Notícias

Morre, aos 76, ex-ministro de Itamar e FHC

07:40 | 02/02/2015
O empresário, ex-senador e ex-ministro José Eduardo Vieira faleceu no domingo, 31, aos 76 anos, em Londrina, no norte do Paraná. Dono do Grupo Folha de Comunicação (que edita o jornal Folha de Londrina e o portal O Bonde), Vieira foi internado dia 12 de janeiro em um hospital na cidade paranaense de Joaquim Távora para tratar uma pneumonia. Dali foi transferido para o Hospital Evangélico de Londrina, onde morreu, por volta das 6h50, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Nascido em Tomazina, no Paraná, Vieira presidiu o Banco Bamerindus entre 1981 e 1997, quando a instituição foi vendida ao HSBC. Fundado por seu pai, Avelino Vieira, sob sua direção o banco foi levado do 8º para o 3º lugar no País em seu setor. Em 1992, ele se tornou sócio da Folha de Londrina e assumiu a superintendência do jornal em 1999.

Um dos primeiros senadores eleitos após a redemocratização, em 1985, Vieira ligou-se ao PTB paranaense em 1990 e quatro anos depois tornou-se presidente nacional do partido. Chamado por Itamar Franco para ministro da Indústria, Comércio e Turismo, ele acumulou essa função com a de ministro da Agricultura entre 1991 e 1993. Em 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, voltou a ser ministro da Agricultura, função que exerceu até 1996.

Deixa sete filhos, que em nota o homenagearam por "uma vida dedicada ao trabalho, ao desenvolvimento do Paraná e do Brasil". Em outra nota, a Câmara de Londrina o elogiou por sua "forte atuação nos cenários político e econômico nacional".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS