PUBLICIDADE
Notícias

Ministra das Mulheres lamenta morte de colaboradoras

09:40 | 16/02/2015
São Paulo, 16/02/2015 - A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) , Eleonora Menicucci, lamentou, em nota oficial, a morte de duas integrantes dessa pasta, em um acidente de carro no interior da Bahia, na madrugada deste domingo de carnaval, 15. Morreram no acidente a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas (SAIAT), Rosangela Rigo, e a coordenadora-geral da Diversidade, Lurdinha Rodrigues.

"Foi com extrema tristeza que recebi a notícia", diz a ministra, destacando que as duas eram feministas históricas e farão muita falta na luta pelo combate à discriminação de gênero e na construção de políticas públicas pelos direitos das mulheres. "Acima de tudo perdemos duas grandes amigas e companheiras de militância feminista. Ambas deixam um legado excepcional de coragem, determinação e alegria para a transformação dos sonhos e utopias na luta pelo avanço das conquistas dos direitos das mulheres."

Rosangela Rigo foi secretária-adjunta da Secretaria de Enfrentamento à Violência e no início deste ano assumiu a SAIAT. Ela já havia atuado também na Coordenadoria da Mulher, na prefeitura de Campinas, na Secretaria da Mulher, na prefeitura de Suzano, na Secretaria Estadual de Mulheres do PT-SP e no Coletivo Nacional de Mulheres do PT. Rosangela também participou do grupo feminista GTPOS/SP, de trabalho e pesquisa em orientação sexual.

Lurdinha Rodrigues, desde o início da gestão de Eleonora na SPM/PR, foi coordenadora da Diversidade. Era, na avaliação da ministra, "uma militante ativa feminista, que desde jovem lutou contra a ditadura militar e pelas liberdades democráticas do País". Além disso, atuou como defensora dos direitos humanos, principalmente da população LGBT. (Elizabeth Lopes - elizabeth.lopes@estadao.com)

TAGS