PUBLICIDADE
Notícias

Chuvas abaixo da média em 2015 podem afetar crescimento nos anos seguintes, afirma Camilo

Segundo o governador, a transposição do rio São Francisco seria a garantia de segurança em um "cenário mais pessimista"

13:52 | 25/02/2015

O governador Camilo Santana (PT) afirmou hoje, na Assembleia Legislativa  “nós nunca esperamos quatro anos seguido (com chuvas) abaixo da média”. O governador afirmou que, caso 2015 seja um ano de chuvas fracas, isso pode afetar 2016 e 2017. A conclusão das obras de transposição do rio São Francisco seriam a garantia de segurança hídrica para o Estado no caso do que o governador descreveu como um “cenário mais pessimista”.

Entretanto, Camilo também afirma que o Estado está agindo para amenizar o cenário atual. Ele diz que as ações emergenciais estão centradas na perfuração de poços, construção de adutoras e uso de carros-pipa. O governador afirmou que já falou com o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros), pedindo que a Casa autorize a contratação de mais empresas para aumentar a perfuração de poços. Ele admite que os recursos atuais do Estado não são suficientes. O governador também apresentou ações estruturantes, que visem tratar do tema também a médio e longo prazo. “Esse é o formato do Plano, que está baseado em uma formatação integrada, considerando cinco eixos estruturantes”, afirma.

Amanhã, Camilo terá reunião com o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi (PP) para tratar de ações de combate à seca. Na sexta, o ministro deverá vir ao Ceará, também para tratar sobre o tema na Assembleia, em fórum com vereadores, prefeitos e entidades ligadas ao tema.

 

Redação O POVO Online

TAGS