PUBLICIDADE
Notícias

Sem secretário, Controladoria de Disciplina acumula denúncias de cidadãos

Novo controlador geral ainda precisa ser nomeado por Camilo Santana. Mesmo sem titular, atendimento do órgão segue normalmente

16:23 | 19/01/2015
NULL
NULL
Denúncias de cearenses que se sentiram lesados diante de ação policial se acumulam, desde o início deste ano, na sede da Controladoria Geral de Disciplina do Estado (CGD). Sem controlador geral, a pasta vive período de “transição prolongada”, sem publicação de decisões de processos abertos no órgão. Até agora, nomeação de controlador por Camilo Santana (PT) não tem data para ocorrer.

O órgão, criado no 2º mandato de Cid Gomes (Pros), investiga e aplica sanções a possíveis transgressões disciplinares de integrantes de órgãos da Segurança Pública estatal. Entre crimes desde abuso de função até corrupção, a CGD abre inquéritos contra policiais e bombeiros militares, policiais judiciais e agentes penitenciários.

[SAIBAMAIS 1]Procurada pelo O POVO, a assessoria de imprensa da CGD confirma que a publicação de decisões do órgão está “parada” na ausência de controlador geral. O órgão afirma, no entanto, que mantém acolhimento “normal” de denúncias de cidadãos. Afirma também que não sabe de qualquer prazo para nomeação de novo controlador.

Quando nomeou seu 1º escalão em dezembro do ano passado, Camilo Santana deixou de fora apenas a indicação da CGD. Em contatos recentes, aliados e assessores do petista afirmam que nomeação ainda não tem prazo para ocorrer.

Durante a campanha estadual do ano passado, a pasta se envolveu em uma série de polêmicas. Na época, o então candidato a deputado estadual Capitão Wagner (PR) acusou cúpula do órgão de “perseguir” apoiadores de sua candidatura – que apoiava Eunício Oliveira (PMDB) contra Camilo – na Polícia Militar.

Redação O POVO Online
TAGS